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10 passos para abrir um restaurante de sucesso

15/03/2024 07:30:00
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo dados da Abrasel, o Brasil tem o quinto maior mercado mundial de food service, com um potencial de crescimento em expansão, trata-se de uma ótima oportunidade para quem quer investir no setor. 
 
De acordo com um estudo realizado pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), pela consultoria Galunion e pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), 88% das empresas do segmento registraram, no início de 2023, faturamento igual ou superior ao computado no mesmo período do ano anterior. E a tendência segue para o ano de 2024. 
 
Uma das principais razões para a aceleração no crescimento do setor é a digitalização das operações de food service, impulsionada pelos novos comportamentos que surgiram a partir do período pós-pandemia. Dessa forma, é imprescindível apostar em tecnologia para aqueles que buscam abrir um restaurante em meio a um mercado tão competitivo e promissor. 
 
Entre essas e outras exigências, para transformar esse sonho em realidade é necessário um planejamento cauteloso e uma execução precisa. Assim, seu negócio poderá ser inaugurado com a operação bem estruturada. Para ajudá-lo nessa jornada, elencamos 10 passos essenciais que o guiarão desde a concepção até a abertura do seu próprio restaurante. Venha com a gente! 
 
 
1. Pesquisa de mercado e conceito 
 
O primeiro passo a ser dado é a definição do conceito e do cardápio do seu restaurante, seja ele uma culinária específica, um ambiente temático ou uma proposta inovadora. Para isso, é essencial realizar uma pesquisa detalhada, considerando a demanda do seu público-alvo, a identificação de concorrentes diretos e indiretos e a análise de tendências de mercado para posicionar o seu negócio no mercado de maneira diferenciada e coerente. O conceito desenvolvido será a base para toda a sua estratégia de branding, isto é, da marca do seu restaurante. 
 
Um recurso bastante conhecido que pode ajudar durante essa etapa é a análise SWOT ou FOFA, a qual traça o perfil do negócio a partir de quatro condicionantes: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A partir desses dados, é possível identificar como o seu negócio se posiciona no mercado, considerando as características próprias perante o público-alvo e à concorrência. 
 
 
2. Plano de negócios detalhado 
 
Com a pesquisa de mercado feita e o conceito desenvolvido, é hora de partir para a montagem de um plano de negócios. Trata-se de um documento que contém a estruturação de toda a operação e planejamento do empreendimento, incluindo uma análise financeira completa, com projeções de receitas, despesas e fluxo de caixa, e estratégias de marketing, operações e recursos humanos. Ele servirá como um guia para todas as etapas do processo, desde a abertura até o crescimento do negócio. 
 
A forma mais conhecida para montar um plano de negócios é através de um modelo Canvas, que distribui todas as informações necessárias para a definição do perfil do restaurante em nove quadrantes: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento com os clientes, atividade-chave, recursos principais, parcerias principais, fontes de receita e estrutura de custos. 
 
É nessa etapa que ocorre a precificação dos produtos que serão vendidos. Para isso, liste todos os custos de produção, como ingredientes, embalagens e fornecedores, e os gastos mensais fixos, considerando aluguel, água, internet, energia elétrica, gás, impostos e remuneração dos colaboradores, por exemplo. Em seguida, defina a margem de lucro e divida por esse valor o que foi gasto para a produção de um prato, resultando no preço final que irá ao cardápio. Repita o mesmo processo com todos os itens que serão vendidos no restaurante. 
 
Vale ressaltar que a precificação também deve considerar os valores praticados pela concorrência e a oscilação nos custos dos ingredientes. Portanto, é importante refazer os cálculos mensalmente para realizar ajustes, caso necessário. 
 
 
3. Localização estratégica 
 
O próximo passo é encontrar o ponto para montar o seu restaurante. É importante verificar na prefeitura se o zoneamento do município permite o funcionamento do negócio naquela região. Em seguida, você deve se atentar a duas características que podem ser determinantes para o sucesso do empreendimento: a localização e o tamanho do espaço. 
 
Com relação à localização, é preciso considerar fatores como fluxo de pedestres, acessibilidade, estacionamento e visibilidade, a fim de encontrar o lugar mais atrativo para o seu público-alvo. O ideal é estar o mais próximo possível dos seus clientes, para que seu restaurante seja descoberto e frequentado com mais facilidade. 
 
Já o tamanho pode ser definido pelo nicho do restaurante, visto que cada especialidade e tipo de operação possuem demandas diferentes de espaço. Por exemplo: um restaurante self-service precisa de um local maior para facilitar a circulação dos clientes, enquanto um com atendimento apenas feito em balcão pode ter uma estrutura um pouco menor. 
 
 
4. Licenças e documentações
 
Garantir que seu restaurante esteja em conformidade com todas as regulamentações é fundamental para evitar problemas legais no futuro. Isso inclui obter licenças de funcionamento, alvarás de saúde e segurança, licenças para venda de bebidas alcoólicas (se aplicável) e seguir as normas de vigilância sanitária. 
 
Para abrir um restaurante, são necessários os seguintes documentos: Inscrição Estadual, CNPJ, Alvará de funcionamento e localização, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), Certificado de Responsável Técnico, Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água, Procedimento Operacional Padronizado (POP) de Controle de Pragas, POP de Higiene do Ambiente, POP de Higiene Pessoal, POP de Potabilidade de Água, POP de Higienização de Frutas, Verduras e Legumes, POP de Controle de Recebimento de Mercadorias. Consulte os órgãos responsáveis e certifique-se de que seu restaurante esteja devidamente licenciado antes de abrir as portas. 
 
 
5. Identidade visual e design de interiores 
 
O conceito desenvolvido será transmitido em cada detalhe do seu restaurante, seja no cardápio, no site ou na decoração do espaço. Garantir que haja unidade na identidade visual em todos os pontos de contato com o cliente é fundamental para proporcionar uma experiência coesa, impactando diretamente na lembrança da sua marca. 
 
Além disso, o design de interiores do seu restaurante é parte essencial da experiência do cliente. Crie um ambiente que seja acolhedor, confortável e que reflita o branding do seu negócio. Pense na disposição das mesas, na escolha de móveis e decorações, na iluminação e na atmosfera geral que deseja criar. Um layout bem planejado pode influenciar no tempo de espera, na circulação dos clientes e na eficiência do serviço. 
 
 
6. Fornecedores e ingredientes 
 
Estabelecer parcerias sólidas com fornecedores é fundamental para garantir a qualidade e disponibilidade dos produtos servidos no seu restaurante. Procure por fornecedores confiáveis que ofereçam ingredientes frescos e de alta qualidade e, de preferência, que trabalhem com prazos curtos, para atenderem urgências, caso o movimento supere o previsto. Além disso, é importante ter um controle rigoroso de estoque para evitar desperdícios e garantir que os ingredientes estejam sempre disponíveis quando necessário. 
 
 
7. Contratação da equipe 
 
A escolha da equipe é um passo muito importante, uma vez que é ela que dará vida ao seu restaurante. Contratar profissionais experientes e que compartilhem da visão e dos valores do seu negócio refletirá diretamente na excelência do atendimento, fator determinante para garantir a retenção de clientes e um boca-a-boca positivo. Quanto mais habilidosa e criativa for a equipe da cozinha, mais qualidade os pratos poderão ter, ao mesmo tempo em que garçons simpáticos e ágeis deixarão os clientes satisfeitos. Além disso, invista em treinamentos regulares para garantir que sua equipe esteja sempre atualizada e preparada para lidar com os desafios do dia a dia. 
 
 
8. Marketing e promoção 
 
Desenvolver uma estratégia de marketing eficaz é fundamental para atrair clientes para o seu restaurante. Utilize canais de comunicação físicos e digitais, como mídias sociais, publicidade local, parcerias com influenciadores e eventos promocionais. Além disso, crie programas de fidelidade e promoções sazonais para incentivar seus clientes a retornarem ao seu estabelecimento. Lembre-se de monitorar os resultados das suas ações de marketing e ajustar sua estratégia conforme necessário. 
 
 
9. Sistema de gestão para restaurantes 
 
Para entrar no mercado de food service brasileiro atualmente, é fundamental investir em tecnologia. Com consumidores cada vez mais exigentes, se destacarão aqueles que disponibilizarem o atendimento mais ágil e diferenciado. Para isso, aposte em um sistema que permita a gestão de ponta a ponta, impulsionando a eficiência do negócio.  
 
Com o Linx Menew, é possível automatizar diversas etapas da operação, evitando possíveis erros que são gerados quando realizadas manualmente. São diversas opções de solução que se adequam ao seu modelo de negócio, facilitando o lançamento de pedidos, o controle de estoque, a gestão financeira e a emissão de documentos fiscais. Acesse a plataforma de retaguarda e obtenha os dados das vendas e outros relatórios do seu restaurante de onde estiver. Além disso, conte com o sistema número um em integrações no Brasil. Ficou interessado? Fale com um de nossos especialistas e transforme seu restaurante em um case de sucesso! 
 
 
10. Monitoramento e ajustes constantes 
 
Por fim, esteja sempre atento ao desempenho do seu restaurante e pronto para fazer ajustes conforme necessário. Ouça o feedback dos clientes, acompanhe as tendências do mercado e esteja aberto a novas ideias e oportunidades de melhoria. O sucesso de um restaurante depende da capacidade de se adaptar e evoluir continuamente para atender às necessidades e expectativas dos clientes. 
 
 
Neste artigo, vimos que abrir um restaurante não é uma tarefa simples, mas que possui um grande potencial para quem quer transformar seu sonho em uma empresa de sucesso. Dispondo de capital para investimento e vontade para colocar a mão na massa, basta seguir esses 10 passos essenciais para estar pronto para oferecer uma experiência gastronômica única e memorável para seus clientes. Para isso, conte com a Linx para te ajudar a se destacar no mercado de food service!

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