Todo gestor de food service precisa ficar atento às tendências que o mercado oferece, pois jogar com essas informações pode ser benéfico para o crescimento do seu estabelecimento. Um bom exemplo disso é o crescimento de 15,02% das vendas nos shoppings no mês de janeiro 2023, quando comparadas ao mesmo período do ano de 2022.
Em um mercado tão concorrido como o de praças de alimentação de shoppings, é primordial estar sempre atualizado e saber aproveitar o momento em que os números apontam um bom desempenho do setor. Quer se destacar e ter sucesso com sua unidade no shopping? Leia o artigo completo.
1. Invista em autoatendimento
O autoatendimento é um dos queridinhos dos estabelecimentos que operam nas praças de alimentações dos shoppings, isso porque eles minimizam o número de pessoas nas filas e diminuem o tempo de espera do pedido, uma vez que os pedidos vão diretamente para a cozinha.
Além disso, eles colaboram para a redução de erros nos pedidos, já que não é necessário a interação com os atendentes. O que possibilita um melhor controle da produção do prato, como, registro automático no ponto da venda.
Caso você não possa investir em um totem, uma opção mais em conta pra ter o autoatendimento é o tablet, pois o capital aplicado é bem menor, tem as mesmas funcionalidades e consegue atender as necessidades do seu estabelecimento.
2. Otimize o trabalho da equipe da cozinha
Muitas vezes o movimento está tranquilo, mas basta qualquer deslize cometido pela equipe da cozinha que o ambiente pode ficar caótico. Por esse motivo, é essencial contar com uma solução que facilite o trabalho dos cozinheiros. O display de produção é um tipo de solução que auxilia a equipe da cozinha a organizar as demandas e otimizar as operações entre si.
Além disso, estabelecem uma ordem de prioridade de acordo com a complexidade do preparo e as informações adicionais, de acordo com a preferência do cliente. Temos que concordar que isso poupa tempo e diminui consideravelmente a volta do pedido.
3. Avalie a possibilidade de um painel de senha
Com o objetivo de colaborar com a organização interna do seu estabelecimento, o painel de senhas integrado com o sistema de gestão contribui para que o seu cliente saiba se o pedido está pronto ou não, o que evita o deslocamento dele ao caixa para perguntar se o prato está pronto. Além disso, é uma forma de cortar custos com a mão de obra, uma vez que não é necessário um funcionário dedicado para essa função.
4. Ofereça várias formas de pagamento
Muitas pessoas preferem usar cartões de crédito por questões de praticidade na hora de administrar os gastos e por segurança. Enquanto outras levam somente dinheiro ou vale alimentação. É uma situação muita chata quando queremos frequentar um local que aceita apenas uma dessas opções, não é mesmo?
Limitar demais a forma de pagamento é o caminho para perder clientes. Então, ofereça opções aos consumidores, deixe-os livres para escolher a melhor forma de pagamento, seja por cartões de crédito e de débito, pix ou vale que são disponibilizados por empresas, caso seu estabelecimento receba essa última modalidade de pagamento.
E aí, o que você achou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Fale com o nosso especialista.