Antes, uma verdade: é impossível gerenciar um negócio sem cometer erros ou falhas. A boa notícia é que estes problemas, quando solucionados, podem contribuir com a experiência do empreendedor na tomada de decisões futuras e melhorar sua análise do negócio. Errar e aprender com um erro permite antever, inclusive, outras falhas similares - e, obviamente, evitá-las. Neste conteúdo não tratamos de meras equívocos pontuais, mas erros recorrentes que podem arruinar seu restaurante.
1. Não estudar o mercado constantemente
O mercado de gastronomia está sempre a todo vapor! Observe diariamente as tendências locais e globais para não tomar decisões erradas ou deixar passar sinais importantes durante a jornada. Monitore os novos negócios que surgem, os que fecham as portas, as promoções de seus concorrentes, a economia do setor, etc.
2. Viver "apagando incêndios"
Se você vive resolvendo pepinos e descascando abacaxis, isso é um sinal de que talvez você não esteja trabalhando de forma planejada. Além de gerar danos materiais e de pessoal (no clima da empresa), você terá menos tempo para monitorar e pensar em novas ideias - ou seja, é provável que seus concorrentes estejam sempre um passo à frente.
3. Achar que uma boa comida é suficiente
A ideia de abrir um restaurante por causa dos dotes culinários, nas receitas de família ou apostando em um grande nome no comando da gastronomia é muito comum. Mas o sucesso do negócio não depende apenas do sabor, mas também de outros fatores decisivos como ambiente agradável, bom atendimento, precificação adequada ao público, novidades no cardápio, posicionamento de marca, higiene e qualidade, dentre outros. Não esqueça que, para isso, é fundamental conhecer o perfil do seu cliente.
4. Não ter uma boa presença digital
Estar online é indispensável para o segmento de gastronomia. Faça bom uso de redes sociais como o Instagram, por exemplo, e publique fotos apetitosas de seus pratos. Seus clientes vão “comer com os olhos” e terão vontade de ir ao seu restaurante.
5. Falhar no controle das operações
Um restaurante tem rotinas e operações que são repetidas diariamente quase como um ritual: receber o cliente, anotar seu pedido, enviar para cozinha, entregar tudo certinho, fechar conta, receber pagamento (sem contar com as nuances do delivery!). Se você não organizar tudo isso, o resultado negativo virá em forma de descontrole, insatisfação e prejuízos. Um sistema completo e integrado de gestão é necessário e não precisa ser complicado. Sem dúvidas a automação comercial é necessária - independentemente do tamanho do negócio.
6. Não ter controle da qualidade
Se tem algo que pode arruinar o seu restaurante é a variação de qualidade dos pratos, seja no sabor ou na apresentação. Investir em controle de estoque, porcionamento e manipulação é fundamental para garantir que todos os clientes tenham a mesma experiência.
7. Confundir suas despesas com as do restaurante
Um erro grave é achar que todo dinheiro que entra no caixa é o seu e que as despesas familiares devem entrar nos centros de custo do seu restaurante. Controlar as finanças, folhas de pagamento e entradas é fundamental para evitar prejuízos e danos que podem ser irreparáveis. Além disso, adote estratégias de redução de custos para evitar descontroles.