Apenas a paixão por cozinhar não é o suficiente para fazer um restaurante prosperar. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a cada cem novos empreendimentos de gastronomia, apenas três estabelecimentos sobrevivem após uma década. É importante considerar este dado, uma vez que muitos abrem um food service sem o devido planejamento a longo prazo. Porém, você não pode desanimar com o dado, mas sim trabalhar para ter um negócio rentável.
Para saber se o seu negócio está indo bem, você precisa deduzir do faturamento todos os custos que envolvem o funcionamento do negócio, como por exemplo: aluguel, água, energia elétrica, telefone, internet e etc. Segundo os especialistas, uma boa margem de lucro para o segmento de restaurantes gira entre 20% e 30%.
Abrir o próprio negócio é o desejo de muitos brasileiros, mas é preciso conhecer os custos de abertura de uma empresa, que vão além dos custos de registro e passam pelos recursos de manutenção e crescimento das operações a médio prazo e longo prazo.
Assim, é necessário analisar os seguintes pontos:
Capital de giro
Qual o meu capital para garantir o funcionamento inicial do negócio até que ele consiga se sustentar e dar lucro?
Funcionários
Quantos funcionários serão necessários para o meu negócio começar?
Faturamento médio/mês
Qual deve ser o meu faturamento por mês para cobrir os custos iniciais de investimento no restaurante?
Prazo de retorno
Tendo em vista seus investimentos iniciais na abertura do restaurante e o faturamento mensal escolhido por você, qual será o prazo de retorno financeiro?
Uso da tecnologia
A tecnologia é um ponto importante para todo dono de negócio, principalmente de food service, pois é a através de um PDV que você poderá fazer um melhor controle da operação. Mas quanto devo investir?
Após você ter as respostas dessas perguntas, é que você terá um retrato real do seu planejamento, já que iniciar um negócio com dívidas não é o melhor dos cenários. Contudo, quais seriam as dicas de ouro para quem quer acertar no negócio e ter um restaurante lucrativo? Antes de tudo, planejamento! Nada de se arriscar sem estudar o mercado e entender as suas necessidades. Além disso, os especialistas dizem que a regra é tentar transformar, ao máximo, custos fixos em variáveis. Por isso, um dos recursos que você pode adquirir é um sistema de gestão, visto a sua eficiência em reduzir as despesas com mão de obra e sua facilidade em entregar dados reais sobre o seu estabelecimento.
Agora é o momento de colocar em prática as nossas dicas dentro do seu planejamento. Caso tenha ficado com dúvida e queira mais detalhes de como ter um restaurante de sucesso, fale com os nossos especialistas.