Após o cenário de isolamento social e um alto impacto no mercado de food service, muitos empreendedores surgiram remando contra a maré negativa imposta pelo período. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Tributária (IBPT) apontam que 16.659 restaurantes abriram as portas em todo o Brasil, de janeiro a junho de 2021.
O empresário Matheus Pedreira é um bom exemplo disso: naquele mesmo ano, arriscou tudo e decidiu abrir um restaurante em Salvador/BA, contando com o apoio do seu irmão, Samuel Pedreira. Depois de analisar os concorrentes e ter uma ideia definida de como seria o modelo de negócio ideal, fundou o Restaurante Palles. Mesmo não sendo um momento fácil para investir, ele contou com o apoio da família e, sobretudo, de Samuel que é o chef de cozinha e pensa todo o cardápio do estabelecimento.
Hoje, o Palles serve cafés, doces e sorvetes especiais, o que o torna um excelente ambiente para rever os amigos e para reuniões informais. Com a rápida expansão do espaço e o aumento no número de pratos do cardápio (saindo de 60 para 80 opções), Matheus e sua equipe viram a necessidade de melhorar o controle das 20 mesas e o gerenciamento das entregas dos pedidos.
Para resolver essas e outras questões, o empresário recorreu ao sistema Linx Menew desde o início, que tem soluções desenvolvidas especialmente para negócio de food service. Para ajudar no controle do salão, as comandas foram vinculadas às mesas, ou seja, o número do cartão é registrado no PDV e os pedidos são realizados dentro dessa comanda. O processo que permitiu ter maior agilidade na entrega do pedido, diminuindo o tempo de espera pela metade. Anteriormente, o garçom tinha que procurar onde o cliente estava sentado, o que gerava retrabalho, erros e muita demora. “O sistema criado por vocês, sem dúvidas, é um facilitador de vendas em maneira geral.”, disse Matheus.
Segundo Matheus, as soluções do portfólio Linx Menew também ajudam no controle do delivery. Além disso, proporcionam uma experiência completa e fluida, devido a fácil navegabilidade entre os modos de venda. “Com o aceite automático de pedidos, conseguimos receber mais pedidos no iFood, diminuímos o tempo de entrega e os custos com pessoa dedicada exclusivamente a essa tarefa”, conta.
A usabilidade do sistema foi outro aspecto que ganhou destaque na rotina do Palles. Os novos colaboradores não enfrentam dificuldades para entender como ele pode ajudar no dia a dia da operação. Sendo assim, conseguem manusear os módulos com facilidade, o que é importantíssimo diante do grande fluxo diário do restaurante.
Sobre a Linx
A Linx, empresa do grupo StoneCo, é líder e especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com atuação em 26 segmentos e um portfólio composto por mais de 180 soluções, que ajudam de empreendedores a grandes varejistas, a Linx oferece o maior ecossistema para o varejo da América Latina. A empresa atende a mais de 160.000 lojas físicas ou online e contribui para a emissão de mais de 2.7 bilhões de notas fiscais por ano.