Os consumidores estão cada vez mais atuantes e presentes no universo de marketplaces e aplicativos de delivery, uma tendência que surgiu a partir de diversos aspectos sociais, econômicos e sanitários. O maior deles é a falta de tempo, seguido pela crise econômica e, por fim, pelo fator comodidade. Com isso, a conduta mudou: os serviços de entrega de comida foram incorporados ao cotidiano das pessoas e o mercado está em constante expansão.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), aqueles pedidos feitos pelo telefone fixo acabarão gradativamente. Isso se deve ao crescimento das operações realizadas através das plataformas online, como as das empresas iFood e Rappi. Em 2022, as vendas e entregas feitas através dos apps alcançaram uma média de 80%, em relação ao ano anterior. A perspectiva é que a participação do ramo de alimentação fora do lar salte de 6% para 10%, podendo chegar a 12%, do mercado brasileiro de food service.
O alvo de 2022 é, mais do que nunca, a experiência do consumidor. Segundo o Instituto Locomotiva, o delivery já é responsável por mais da metade do faturamento do setor, representando 56%. Além disso, 85% dos estabelecimentos pretendem manter o delivery mesmo com serviço presencial.
E, para atender esse público cada vez mais antenado e exigente, os empresários buscam conexão através dos vários canais em que ele esteja presente e ofertam seus produtos de forma apropriada, desburocratizando a experiência de consumo com soluções tecnológicas. Por outro lado, essa venda multicanal pode gerar dificuldades na hora que a solicitação de entrega chega até o restaurante, caso não haja uma preparação adequada internamente. Para fazer com que o pedido do cliente seja recebido para produção e, em seguida, à casa dele, é necessário um acompanhamento de diversas telas, simultaneamente, uma para cada market place utilizado. A melhor forma de resolver esse “gargalo” – e garantir ao consumidor uma experiência completa – é investir na integração de um bom software especializado em restaurantes.
Como resolver o problema das multitelas de deliveries?
Pioneira nas integrações com todas as plataformas de entrega, o Menew é um sistema especializado em gestão de foodservice, sendo o único a integrar, na mesma tela, os pedidos dos apps IFood, Rappi e Neemo. “O nosso objetivo principal é resolver a dor do cliente, para que ele possa executar com maestria seus serviços. Um ótimo artifício é justamente a integração com os deliveries, fazendo com que o restaurante deixe as multioperações e concentre-se apenas em entregar o que há de melhor ao consumidor final”, aponta Marcus Varandas, Diretor da Vertical de Food da Linx
O processo é simples, mas bastante eficiente: Os usuários dos apps solicitam os pedidos e eles “caem” diretamente no Ponto de Venda (PDV) do estabelecimento. A confirmação é automática, assim como o envio para as telas (KDS) e impressoras de produção. A partir daí, é possível gerenciar todos as plataformas de delivery em uma única tela. Após a produção, os produtos ficam disponíveis para o motoboy levar ao cliente. O Menew resolve tudo, resultando em um processo de produção mais organizado e, consequentemente, uma maior rapidez na entrega.

