Negócios de food service estão sempre se reinventando para criar modelos de operação, com o objetivo de alcançar mais eficiência para melhor atender seu público e aumentar os lucros. Recentemente, operações mais enxutas, como as dark kitchens, por exemplo, se tornaram tendência pelo foco em redução de custos. Essa estratégia garante um aumento na margem de lucro em meio a um cenário de alta inflação da economia global – o que torna os custos o inimigo número um a ser combatido pelos empresários. Em 2023, o Brasil estava em sétimo lugar na lista de maiores inflações do mundo.
Um outro modelo de negócio já conhecido pelo público, que vem ganhando força por sua característica de organizar a operação com facilidade, reduzir custos e oferecer uma melhor experiência de consumo aos clientes é a operação comanda. Nessa modalidade, destaca-se o uso de comandas eletrônicas como principal característica do funcionamento do restaurante.
Mas de que forma as comandas eletrônicas ajudam estabelecimentos de food service a conquistar melhores resultados? É isso que vamos te contar neste artigo. Vem com a gente!
Melhor experiência para o consumidor e aumento do ticket médio
Ao introduzir as comandas eletrônicas, os estabelecimentos possibilitam que o cliente consuma livremente tudo o que deseja para somente, no final, pagar a conta. Quais os ganhos disso? O primeiro ponto é que, quando em grupo, o cliente já tem seu consumo isolado do restante das pessoas. É sempre uma dor de cabeça tremenda quando não há divisão na pré-conta, não é mesmo? Quem nunca ficou um tempão fazendo cálculos e mais cálculos para chegar num consenso de quanto cada um deve pagar?
O segundo ponto é que, como o pagamento é realizado somente ao final da consumação, o cliente pode optar por adicionar mais produtos em sua comanda a qualquer momento, possibilitando o aumento do ticket médio do negócio. Isso costuma acontecer principalmente em operações com produtos em gôndolas, como é o caso de sistemas self-service, padarias e restaurantes de estrada. Nesses casos, há o estímulo para compras adicionais a todo momento até o consumidor chegar ao caixa.
Mas as vantagens das comandas eletrônicas em restaurantes não param por aqui. E, quando aliadas ao uso de outras soluções, se tornam ainda mais vantajosas aos estabelecimentos.
Fluidez na operação e crescimento nas vendas
Integrando as comandas eletrônicas a outras tecnologias, o estabelecimento pode entregar mais agilidade e eficiência na hora de atender a clientela. Isso, além de reduzir custos operacionais, garante aumento nas vendas por potencializar a capacidade de atendimento.
Uma tecnologia que se encaixa muito bem em operações comanda são os self check-outs, totens de autosserviço localizados na saída do estabelecimento, onde o próprio cliente pode finalizar seu atendimento e realizar o pagamento, sem necessidade de interagir com o caixa. Basta colocar a comanda em frente ao leitor de código de barras, que irá reconhecer o que há de consumo registrado, realizar a conferência e fazer o pagamento, que pode ser feito via cartões de débito ou crédito, vouchers ou Pix.
Outro ponto interessante é que o cliente pode pegar produtos na gôndola e fazer a leitura do código de barras, de maneira independente, introduzindo mais produtos à conta antes de pagá-la. Isso resulta em uma boa experiência de consumo e, consequentemente, pode aumentar o faturamento do estabelecimento. Além disso, há a redução nos custos com mão de obra, uma vez que os self check-outs substituem os caixas, aumentando sua capacidade de atendimento sem necessariamente precisar contratar mais pessoas.
Um exemplo que garante ainda mais eficácia à operação comanda são os PDV móveis. Trata-se de uma solução que permite que lançamento de pedidos seja realizado através de dispositivos móveis conectados à internet, seja celular, maquininha de cartão ou tablet, vinculados ao PDV. Isso proporciona mais velocidade ao serviço e reduz erros nos preparos de pedidos, pois estes são enviados automaticamente para a cozinha.
Nesse modelo, o PDV móvel permite que a maquininha faça a leitura das comandas para que o atendente realize todo o processo de atendimento, desde o registro de pedidos ao recebimento dos pagamentos, tudo isso com total autonomia e mobilidade. Assim, a operação é beneficiada por conseguir atender um o número maior de clientes.
Maior ticket médio, aumento na capacidade de atendimento e menos custos: estes são os principais benefícios que a comanda eletrônica, atrelada ao bom uso da tecnologia, propiciam a um estabelecimento de food service. Esses ganhos operacionais podem ser uma grande vantagem competitiva e, consequentemente, garantir maior lucro ao negócio. Portanto, a operação comanda pode ser o diferencial para o sucesso do seu restaurante, afinal, destacar-se da concorrência é essencial para alcançar um bom posicionamento de mercado e atingir um crescimento sustentável da operação.
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