Nos últimos dois anos, surgiram mais de 600 mil estabelecimentos de alimentação, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O levantamento ainda ressaltou que São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são as cidades que mais ganharam novos restaurantes entre 2020 e 2022. Nesse período, dois cenários foram facilmente identificados: de um lado, empreendedores que decidiram apostar em alternativas de baixo custo para superar os transtornos causados pela pandemia, como deliveries e pequenos negócios; de outro, aqueles que prezaram pela segurança de investir em novos negócios dentro de uma estrutura pré-estabelecida, as ditas franquias.
Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2021, o segmento de franquias de alimentação faturou R$43,825bilhões, 7% a mais do que em 2020. Já no primeiro trimestre de 2022, o segmento cresceu e chegou a 8,5%, o que confirma a trajetória de recuperação – e tende a continuar assim ao longo desse ano.
E mesmo estando por dentro desse modelo de negócio, é necessário entender algumas particularidades das franquias de food service. Agora que você já sabe que investir em franquias é rentável, que tal saber os pontos essenciais para ter uma loja de franquia? Continue lendo o conteúdo.
1. Defina o ramo de atuação
O primeiro ponto a ser pensado é: que tipo de loja você tem mais afinidade? Pizzaria, açaiteria, hamburgueria, etc. Escolheu o ramo de hamburgueria? Chegou o momento de pesquisar e estudar mais a fundo as especificidades do mercado para o segmento escolhido. Dados do iFood apontam que o hamburguer é um destaque. Entre 2020 e 2022, por exemplo, o número de hamburguerias cadastradas aumentou 104%, enquanto as vendas cresceram 140%.
Além disso, é preciso analisar o mercado a nível nacional. Segundo o Instituto Food Service Brasil, a expectativa o mercado de food service represente 1,3% do PIB. Temos que concordar que esses números são animadores.
Agora é necessário pensar no valor de investimento para abertura da franquia escolhida e as condições que cada empresa oferece e pede dos franqueados. Caso seja um valor que esteja ao seu alcance, a parte mais importante está concluída, uma vez é primordial não iniciar o estabelecimento com dívidas.
2. Entenda o padrão de venda
Muitas franquias estabelecem um padrão para que as vendas possam ser efetuadas no estabelecimento. Em algumas operações, o cliente faz o pedido e realiza o pagamento no momento em que recebe o prato, um exemplo de estabelecimento que funciona dessa forma é o Subway. Enquanto em outros segmentos isso é feito após o consumo. Sendo assim, no caso das franquias, você deve levar isso em consideração, visto que não é possível mudar a lógica do negócio.
Além disso, um ponto específico das franquias de hamburguer, são os baixos custos com estrutura e pessoal. Segundo o SEBRAE, são poucas as estruturas necessárias. De acordo com a entidade, é preciso ter uma cozinha, depósito, sanitários e uma área de atendimento ao cliente. Outros espaços também são possíveis de implementar. Entretanto, não tão necessários para o dia a dia da empresa, uma vez que a grande maioria desses estabelecimentos estão instalados em shoppings.
Trabalhar com um modelo pré-estabelecido tem suas vantagens, uma vez que não é preciso pensar em quantas etapas, quanto tempo o cliente levará para concluir o pedido e o custo com estrutura e pessoal, pois esse estudo já foi feito.
3. Verifique qual sistema é utilizado
Quando se entra para o mundo das franquias, o gestor de uma unidade precisa entender que é necessário seguir, muitas vezes, um modelo interno e padrão para todas as lojas. Um dos pontos desse padrão é o sistema de gestão. Dificilmente você verá uma grande rede utilizando uma série de sistemas de vendas em cada unidade, isso porque o acompanhamento por um único sistema é bem mais simples, uma vez que os dados podem ser unificados rapidamente e confrontados pelos contadores e gestores da matriz.
Por esse motivo, você deve se certificar se o sistema que a franquia utiliza é bem avaliado internamente e com outros possíveis clientes do mesmo sistema. O Linx Menew, por exemplo, é o sistema escolhido por diversas franquias como o Açai Concept. Isso mostra que o sistema é consistente e consegue atender as exigências de grandes estabelecimentos de food service.
Lembre-se de que cada franquia é única e é fundamental realizar uma pesquisa aprofundada e procurar aconselhamento especializado antes de tomar qualquer decisão. Quer saber mais detalhes em como ter uma franquia de sucesso e um bom sistema? Fale com um dos nossos especialistas.