Isso mesmo, você não leu errado. Há muitos textos que ensinam o caminho do sucesso, mas queremos te dizer as decisões que, se você tomar, podem comprometer a saúde e o resultado do seu negócio de doceria ou confeitaria.
Antes de tudo, importa dizer que esse texto é para você que faz doces em casa sob encomenda, para você que tem um espaço físico, para você que vende por telefone e WhatsApp e para você que vende no iFood ou aplicativo próprio. Ou seja: essas dicas valem para negócios de todos os tamanhos.
Então continue lendo para descobrir as 4 coisas que vão prejudicar seu negócio:
1) Anote pedidos em caderninho
Separar um bloco ou caderninho para anotar seus pedidos pode te trazer grandes problemas. E se você perder o caderno? Se esquecer em algum lugar? Além disso, quem trabalha com cozinha sabe que as chances de o caderninho molhar, sujar e manchar são altas. Prefira confiar em métodos mais seguros de registrar seus pedidos, seja uma planilha robusta ou um sistema que te permita um maior controle.
2) Não conheça o seu cliente
Fidelização de clientes é uma forma eficaz de você manter a saúde do negócio, pois se sabe que manter os clientes na carteira é bem mais fácil do que conquistar novos. Por essa razão, invista em formas de fidelizar esse cliente. Uma dessas formas é conhecendo seu cliente, seus hábitos de consumo, preferências e dados. Com isso, você consegue sugerir novidades que eles vão gostar, fazer promoções e muito mais.
3) Perca prazos de encomenda
Aqui é um dos grandes problemas de anotar pedidos em caderninho e, podendo isso ser fatal para o negócio, deixamos em um tópico a parte. Quem trabalha com encomendas sabe que o serviço está associado, muitas vezes, a eventos, comemorações, momentos especiais. Já pensou nas consequências de descumprir um prazo de encomenda? Por essa razão é preciso não contar com a memória e se organizar com as datas de compras de insumos, pré-produção, preparo, embalagem, entrega etc.
4) Não aprenda a precificar os produtos
Quem não sabe precificar os produtos que vende corre o risco de trabalhar muito e não ver a conta bancária aumentando de forma proporcional. Isso se dá, muitas vezes, porque a confeiteira não sabe precificar seus produtos de forma adequada, gerando prejuízos com o passar do tempo. Aposte em fichas técnicas e cálculo de custo de mercadoria vendida (o CMV) para não errar nesse ponto tão importante.
Quer saber mais?
Nos siga nas redes sociais!