Nos últimos anos, o modelo de trabalho remoto tem ganhado cada vez mais adeptos, impulsionado por avanços tecnológicos e mudanças nas dinâmicas do mercado de trabalho – principalmente após a pandemia de Covid-19. De acordo com uma pesquisa realizada em 2023 pelo Infojobs e o Grupo Top RH, mais de 85% dos profissionais trocariam o emprego presencial por home office.
Dentro do mercado varejista, surge uma nova forma de consumo, uma vez que a dinâmica remota permite que as pessoas passem horas trabalhando ou estudando de onde estiverem, enquanto consomem. Tendo isso em vista essa movimentação, estabelecimentos de food service como restaurantes, cafés e lanchonetes, têm uma oportunidade única de se adaptar a essa realidade e se tornarem espaços acolhedores para profissionais que buscam uma mudança de cenário enquanto trabalham.
Ao investir em uma melhor experiência no seu estabelecimento, a retenção de clientes aumenta e, consequentemente, o seu ticket médio também. Para isso, separamos algumas dicas abaixo para que seu negócio se torne o espaço de trabalho remoto ideal para sua clientela!
Una o útil ao agradável: adapte seu espaço físico
Confira algumas maneiras de incrementar a estrutura física do seu estabelecimento para atender às necessidades dos clientes que trabalham no modelo remoto ou híbrido:
- Wi-Fi de alta velocidade: investir em uma conexão de internet rápida e estável é fundamental para transformar seu negócio em uma boa alternativa de local para trabalho remoto. Certifique-se de oferecer uma rede confiável e de alta velocidade para garantir uma experiência de trabalho sem interrupções;
- Estações de trabalho confortáveis: considere reorganizar o layout do seu estabelecimento para incluir áreas com mesas espaçosas, cadeiras ergonômicas e muitas tomadas acessíveis. Um ambiente confortável e funcional é essencial para manter os clientes produtivos e satisfeitos;
- Espaços de reunião privados: além das áreas de trabalho abertas, ofereça também espaços privativos para reuniões e chamadas virtuais. Isso proporcionará aos profissionais um ambiente tranquilo e discreto para realizar suas reuniões online.
Invista em um bom sistema de gestão
Para atender às demandas específicas do trabalho remoto, é importante adaptar o sistema de gestão do seu restaurante, café ou lanchonete para garantir uma operação eficiente do negócio.
- Ofereça diversas formas de pagamento: garanta mais comodidade aos seus clientes durante a correria da semana útil oferecendo várias opções de pagamento, como Pix, vouchers, carteiras digitais e cartões de crédito e débito. Além disso, é fundamental apostar em um sistema de gestão que concilie todas as opções de pagamento, sem que você perca o controle sobre os recebíveis;
- Inove no seu atendimento: facilite a experiência dos seus clientes a partir de um sistema que ofereça soluções digitais de atendimento, como cardápios online, tablets e lançamento de pedidos móvel com opção de abertura de comanda individual;
- Garanta uma experiência mais ágil: adquira um bom sistema de gestão para que seu restaurante funcione de uma forma mais eficiente de ponta a ponta, evitando possíveis erros e agilizando processos da operação manual. Um atendimento mais ágil com certeza será um atrativo para quem escolher seu estabelecimento para trabalhar remotamente.
Fidelize seus clientes com ofertas personalizadas
Disponha de benefícios personalizados para quem escolher o seu estabelecimento como local de trabalho, estimulando a permanência e o retorno dos seus clientes.
- Combos e promoções especiais: ofereça descontos ou combos customizados de acordo com a necessidade dos clientes durante a jornada de trabalho, desde o café da manhã até o jantar. Essa é uma ótima maneira de incentivar os clientes a permanecerem por mais tempo no seu estabelecimento e, consequentemente, gerar um aumento no ticket médio;
- Programa de fidelidade personalizado: realize campanhas de fidelidade voltadas ao público que trabalha em modelo remoto, recompensando-os com brindes, benefícios exclusivos ou descontos em futuras compras. Isso poderá estimular a frequência dos clientes e aumentará a taxa de retenção do seu negócio;
- Cardápio customizado: analise as preferências desse público específico para criar um cardápio personalizado com base no histórico de compras dos clientes. Ofereça recomendações de pratos e bebidas para ajudar esses profissionais a encontrarem facilmente opções que atendam às suas necessidades - como em um menu executivo, por exemplo.
Ao implementar essas adaptações, os estabelecimentos de food service podem incrementar suas receitas ao se posicionar como espaços ideais para quem trabalha em modelo híbrido ou remoto, oferecendo um ambiente de trabalho inspirador e produtivo, longe das interrupções que as tarefas domésticas podem gerar. Ao mesmo tempo, a integração de um sistema de gestão eficiente garantirá uma operação fluida e eficaz, atendendo às necessidades tanto dos clientes, quanto da equipe.