Atualmente, os restaurantes self-service representam uma parcela significativa do setor de food service: de acordo com dados da Abrasel, existem aproximadamente 200 mil restaurantes a quilo no Brasil, dentro de um total de cerca de 1,6 milhões de empreendimentos ativos nesse mercado.
Esse segmento apresenta um modelo de operação no qual o consumidor possui autonomia para se servir, montando seu prato a partir das opções variadas do buffet. Dessa forma, o estabelecimento oferece agilidade e liberdade para o cliente decidir sobre o que e o quanto irá comer, com a possibilidade de pagar pelo quilo consumido ou por um valor fixo para consumir à vontade. Vale ressaltar que o funcionamento self-service não se limita apenas a restaurantes que oferecem comidas para café da manhã, almoço e jantar, mas também pode se estender a sorveterias e açaiterias.
Nesse contexto, são essenciais para o sucesso de um self-service a disponibilidade da comida, a diversificação do cardápio, a agilidade e a excelência do atendimento ao cliente. Para garantir que o seu estabelecimento atenda a esses requisitos, implantar um sistema que integre o atendimento, o controle de estoque e a gestão financeira pode ser um grande diferencial para que o restaurante se destaque em um mercado tão competitivo. Saiba mais detalhes a seguir!
Controle seu estoque com precisão
Imagine a seguinte situação: o cliente entra no seu restaurante na expectativa de encontrar uma variedade de opções no buffet, mas se depara com a falta de um ou mais itens. E mais: a equipe demora para repor um alimento que ele estava à espera. Seria bem frustrante, certo? Isso refletiria uma má gestão da cozinha e causaria uma impressão ruim do seu restaurante, podendo acarretar a perda da clientela. Outro cenário negativo seria a produção em excesso de alimentos, ocasionando o desperdício. Além de ser uma prática prejudicial ao planeta, pode comprometer a lucratividade do negócio, fazendo com que haja mais despesas.
Para evitar que esses tipos de problemas ocorram no seu restaurante, é fundamental ter um controle de estoque rigoroso. Utilizar um sistema que permita realizar o monitoramento de estoque de forma automatizada pode ser um grande facilitador para garantir a eficácia da gestão de entradas e saídas de ingredientes e, assim, permitir que a reposição dos alimentos seja feita de forma mais adequada, de acordo com o fluxo do restaurante.
Outro ponto de atenção é a qualidade da comida oferecida no buffet, fator fundamental para destacar seu empreendimento perante os consumidores e a concorrência. Para isso, apostar em um sistema que permita a padronização dos pratos que serão servidos por meio de fichas técnicas é uma boa forma de se ter total controle sobre a produção dos alimentos e, consequentemente, da manutenção do estoque. Assim, será possível prever o período de consumo de determinados insumos, garantindo que estejam sempre frescos, refletindo na qualidade da comida.
Aprimore a experiência do cliente
Uma etapa muito importante em uma operação self-service é a pesagem do prato na balança, visto que é nesse momento em que é determinado o valor de cada venda. Uma boa forma de facilitar esse processo é por meio da integração da balança eletrônica ao caixa e ao sistema de gestão. Dessa forma, o cliente pesa o seu prato e automaticamente o sistema informa o valor que será atribuído a sua comanda, ao mesmo tempo em que as informações são registradas no PDV, sem precisar que isso seja feito manualmente.
Também há a possibilidade da comanda ser retirada na entrada do estabelecimento, a partir de uma catraca, integrada ao sistema do PDV. Nesse caso, o cliente pesa seu prato o atendente registra o valor consumido na comanda, gerado automaticamente pelo sistema a partir do que foi pesado na balança.
Essa automação, além de garantir uma melhor eficiência da operação, permite que o estabelecimento atribua valores variados no buffet, diferenciando por período do dia, e oferecer o consumo do buffet completo, com mais opções de alimentos ou de apenas parte dele. A diversificação na precificação pode ser um atrativo no seu negócio, uma vez que possibilita criar uma experiência mais personalizada e satisfatória para os clientes, ao mesmo tempo em que torna o serviço acessível a um público mais amplo. E, como consequência, isso pode impulsionar a lucratividade e o ticket médio do seu negócio.
Além do processo de pesagem do prato, o atendimento também inclui a etapa de adicionar itens extras, como bebida e sobremesa. Essa fase pode ser feita por um atendente durante a abertura da comanda ou por um garçom na mesa. Nesse último caso, investir em um sistema de lançamento móvel, também integrado ao PDV, pode facilitar a operação e evitar erros que a anotação manual pode gerar.
Tenha uma visão completa do seu negócio
Investir em um sistema que integre e automatize toda as etapas, desde a abertura da comanda no PDV, até o fechamento do caixa, pode também contribuir para realizar uma melhor gestão financeira e estratégica do negócio. Isso porque todas as informações são centralizadas em uma plataforma de retaguarda, permitindo uma visualização única de toda a operação do restaurante.
Além do controle de estoque e cadastro de fichas técnicas, explicados anteriormente, através da retaguarda é possível acompanhar em tempo real os indicadores essenciais para o negócio, como as vendas e ticket médio. A plataforma também viabiliza a análise de fluxo de caixa, a conciliação de todas as formas de pagamento e a gestão de movimentações financeiras, otimizando, assim, a previsibilidade de caixa e o planejamento financeiro e estratégico do estabelecimento.
Com os custos bem controlados, é possível realizar melhorias tanto na operação, quanto na diversificação no cardápio do restaurante, aprimorando a experiência do consumidor, o que, consequentemente, pode aumentar a taxa de retenção de clientes e o ticket médio do estabelecimento.
Outra funcionalidade da plataforma é a integração com módulos fiscais, que realizam um controle apurado das notas fiscais emitidas e recebidas. Dessa forma, as notas são emitidas automaticamente a cada venda e ficam armazenadas no portal de retaguarda, minimizando erros e contribuindo para que o restaurante fique em dia com as obrigações do fisco.
Agilize o momento do pagamento
Oferecer a opção de vários meios de pagamento, como cartões de crédito e débito, vouchers, Pix, QR Code e carteiras digitais, podem facilitar e agilizar na hora de pagar a conta, além de possibilitar a coleta de dados e a fidelização dos consumidores. Isso tornará a experiência mais vantajosa e cômoda de ponta a ponta para o cliente, fazendo com que seu nível de satisfação e a preferência pelo restaurante aumente.
E, para não perder o controle sobre nenhum dos meios de recebimento, o sistema de gestão integrado será um grande aliado no momento de realizar a gestão e a conciliação dos recebíveis. Além disso, o sistema ainda garante um monitoramento apurado das notas fiscais emitidas e recebidas, evitando problemas com o fisco.
Como visto neste artigo, realizar a gestão de um estabelecimento self-service pode ser muito mais fácil e eficiente ao implementar um sistema que integre e automatize os processos da operação. Ele possibilita uma visão abrangente e o controle de ponta a ponta sobre todo o negócio, seja ele um restaurante, sorveteria ou açaiteria. Assim, apostar nessa solução não apenas otimiza a operação, mas também eleva a qualidade do serviço oferecido aos consumidores. Tudo isso impactará positivamente nos indicadores de satisfação dos clientes e destacará seu empreendimento em meio ao mercado competitivo de food service.