Para montar um delivery de sucesso não basta ter boa comida, você precisa de planejamento! Nos últimos anos, os clientes têm ficado cada vez mais criteriosos, visto os acontecimentos dos últimos anos, bem como, a grande gama de opções nas plataformas digitais como iFood e Rappi.
Por isso, saber como organizar a operação para ter melhores resultados, segue sendo uma necessidade dos estabelecimentos de food service, principalmente, os que são delivery. Pensando nisso, preparamos cinco dicas para que seu negócio inicie com o pé direito.
1. Comece pequeno
O delivery tem um potencial enorme frente ao valor investido para a abertura do negócio, mas é preciso tomar cuidado. Por isso, pense numa estrutura de crescimento a longo prazo, algo que atenda bem o seu bairro o bairro vizinho e de acordo com o feedback dos clientes, melhore e expanda o seu negócio.
2. Faça diferente da concorrência
Temos que concordar que o delivery não é mais uma novidade, principalmente, depois dos últimos dois anos. Porém, você não precisa fazer mais do mesmo. Deste modo, uma das suas missões mais importantes é buscar dar ao público motivos para usar o seu serviço ao invés de ir aos concorrentes.
Algumas dicas são dadas pelo próprio iFood: tenha boas soluções logísticas, faça divulgação em suas redes sociais, conte com parceiros estratégicos, atue no relacionamento com o cliente, crie um plano de fidelidade, ofereça cupons de desconto e, claro, faça promoções.
Seguindo esse passo a passo, analisando os estabelecimentos que irão competir com você e vendo a necessidade que eles não cobrem, é um caminho para ter um bom desempenho e expandir o seu delivery!
3. Atualize o cardápio periodicamente
O cardápio é por onde se conquista o cliente, uma vez que ele é impactado, primeiramente, pela imagem do prato e depois pelo sabor. Sendo assim, você pode criar e atualizar seu cardápio em plataformas online de uma maneira prática e rápida, ter esse tipo de solução no seu delivery pode ser uma mão na roda, uma vez que dependendo do período do ano alguns insumos ficam com um preço bem alto e podem impactar o custo de algum prato.
Sendo o food service que setor que já opera com uma margem de lucro apertada, em média de 30%, você precisa ficar atento as alternativas que surgem para diminuir os custos com o cardápio, visto a sazonalidade de alguns insumos e a alta nos preços. Um bom exemplo disso são os cardápios por temporada.
Para tentar escapar da elevação dos preços e, consequentemente, do aumento do custo do seu restaurante, essa é uma saída para todo e qualquer tipo de estabelecimento de food service que entende a dinâmica do setor. No entanto, essa alteração do cardápio precisa ser comunicada, pois ninguém quer chegar em um restaurante que costuma ir e não ter o seu prato favorito disponível.
4. Conheça o seu cliente
O atendimento personalizado é um fator que dá uma enorme vantagem competitiva a qualquer negócio. Todo e qualquer estabelecimento, principalmente de food service, precisa ter o cliente como ponto principal. A ideia é: pense como um consumidor! Não é incrível como quando a pessoa que te atende de forma cordial, pergunta o seu nome, procura entender suas preferências e te indica pratos baseado nisso?
Tenho certeza de que você respondeu sim, por isso, quanto mais informações você consiga coletar será melhor para conseguir atender a demanda com excelência e conquistar o cliente.
5. Tenha um sistema parceiro do seu delivery
Ter um negócio de sucesso sozinho é um pouco complicado, mas pode dar certo. No entanto, o setor de food service, em sua essência, é bastante colaborativo, seja por contato com fornecedores ou equipe do estabelecimento; tudo tem parceria.
Quando se trata de delivery, esse aspecto ganha mais uma camada, uma vez que é necessário ter integrações com os apps de marketplace, de motoboy e pagamentos para cumprir a jornada esperada pelo consumidor. Sendo assim, ter um sistema que seja integrado com essas plataformas torna a operação mais fluída, principalmente, se ele tiver o aceite automático, pois não será necessário um funcionário exclusivo para aceitar os pedidos que chegam pelo iFood ou Rappi. Operar com esse tipo de serviço é uma mão na roda, pois poupa tempo e diminui o custo com equipe.
E aí, o que achou das nossas dicas sobre delivery? Conta pra gente se você já vai aplicar alguma das nossas dicas. Quer saber mais detalhes sobre o nosso sistema? Entre em contato com o nosso time de especialistas.