Há muitos textos que te ensinam o caminho do sucesso. Este artigo, porém, tem o objetivo de te alertar sobre decisões que podem comprometer o resultado da sua doceria e confeitaria. De acordo com uma pesquisa realizada pela Abrasel, a quantidade de estabelecimentos de food service que fecharam no prejuízo cresce 5% no Brasil, sendo a queda nas vendas a principal razão para o saldo negativo. Por essa razão, deve-se estar atento não somente ao que fazer, mas ao que evitar na administração do seu negócio para que se construa uma operação eficiente e que potencialize seus lucros.
Antes de tudo, é importante reforçar que esse artigo é para docerias e confeitarias de todos os tamanhos: desde pessoas que fazem doces em casa sob em comenda, por telefone e WhatsApp, até para quem tem um espaço físico ou vende aplicativos de delivery. A seguir, confira os 4 erros que podem prejudicar o seu negócio:
1. Anotar pedidos em caderninho
Separar um bloco ou caderninho para anotar seus pedidos é o primeiro erro de muitas confeitarias e docerias por aí. Além de poder perder ou esquecer o caderno em algum lugar, a anotação manual pode trazer problemas como molhar e sujar as folhas, a incompreensão da letra de quem escreveu e o esquecimento do registro.
Por isso, prefira confiar em métodos mais seguros para registrar e gerir pedidos, como um sistema que permita o lançamento automático e o acompanhamento de cada etapa de produção e entrega. Assim, nada se perde de vista!
2. Não conhecer o seu cliente
Manter os clientes é bem mais fácil do que conquistar novos. Por esse motivo, investir na fidelização da clientela é a chave para manter a saúde do negócio. Para isso, é fundamental conhecer seu público, seus hábitos de consumo e preferências. A partir da análise desses dados, é possível sugerir novidades, fazer promoções e muito mais. E a melhor maneira de fazer isso é visualizando todas as informações em um único lugar, onde seja possível observar relatórios e indicadores de vendas – como um sistema especializado em operações de food service.
3. Perder prazos de encomenda
Esse é um dos grandes problemas de anotar pedidos em cadernos e blocos de notas e, por poder ser um erro fatal para o negócio, separamos em um tópico a parte. Quem trabalha com encomendas sabe que o serviço está associado, muitas vezes, a eventos, comemorações, momentos especiais. Já pensou nas consequências de descumprir um prazo de encomenda? Por essa razão, não se pode contar com a memória para se organizar com as datas de compras de insumos, pré-produção, preparo, embalagem, entrega etc. É preciso ter todas as informações muito bem controladas para que se planeje para atender as datas combinadas de entrega.
4. Não aprender a precificar os produtos
Precificar produtos é um dos primeiros passos para se estruturar um negócio de food service. Quem não sabe precificar os produtos que vende corre o risco de trabalhar muito e não ver a conta bancária aumentando de forma proporcional. Isso se dá, muitas vezes, porque a confeiteira não sabe precificar seus produtos de forma adequada, gerando graves prejuízos com o passar do tempo, que podem impactar na saúde da confeitaria. Para que isso não aconteça, o ideal é apostar em fichas técnicas para padronizar a produção e no cálculo de custo de mercadoria vendida (CMV), evitando erros nesse ponto tão importante.
Você ainda comente algum desses erros?
Não se preocupe. Agora que você já sabe o que não deve fazer para que sua confeitaria cresça e nós podemos te ajudar a conquistar cada vez mais um número maior de vendas. A solução para todos os 4 erros acima está em um único lugar: na Linx Menew! Fale com um de nossos especialistas e garanta o sistema ideal para automatizar as vendas da sua confeitaria ou doceria!