Não é novidade para o setor de food service que os serviços de entrega e retirada têm se expandido e se consolidado cada vez mais como hábito de consumo. Contudo, para além de modalidades como delivery, take away (retirada no local) e grab and go (pegar e levar), existe ainda a possibilidade de solicitar um ou mais produtos para encomenda. Diferente dos demais, em que a intenção do consumo é imediata, esse serviço é procurado quando o cliente se planeja para algum evento futuro, seja para uma data especial ou apenas para o almoço da semana.
Em um cenário em que os consumidores passam a procurar cada vez mais por conveniência e praticidade no seu dia a dia, incluir o serviço de encomenda na sua operação pode proporcionar um aumento na preferência pelo seu estabelecimento e, consequentemente, no seu faturamento. De acordo com uma pesquisa realizada pela Galunion no final de 2023, 55% dos consumidores darão preferência aos locais com atendimento ágil e conveniente, sem comprometer o padrão dos produtos. Para isso, é fundamental garantir qualidade e rapidez no prazo de entrega, resultando em mais comodidade para os clientes.
Dessa forma, para atender às expectativas dos clientes e se destacar em um setor altamente competitivo, implementar um sistema especializado em food service que possua um módulo dedicado à gestão de encomendas surge como uma solução estratégica para otimizar processos, aumentar a eficiência operacional e impulsionar a lucratividade. Neste artigo, exploraremos como a funcionalidade de encomenda de um sistema ERP pode ajudar os estabelecimentos a alcançarem esses objetivos e prosperarem em um mercado em constante evolução.
Organize sua produção
Em pedidos de encomenda, além dos itens do menu convencional, geralmente são fornecidos produtos exclusivos ou personalizados à gosto do cliente. Por conta disso, ter todas as informações organizadas, como data da entrega e detalhes específicos do pedido, é essencial para programar a produção da cozinha com antecedência.
Para isso, contar com um sistema PDV que centralize todas as informações pode ser a solução para gerir as encomendas com facilidade e proporcionar excelência no atendimento, sem impactar nos demais pedidos do dia a dia. A partir dele, é possível definir o dia e o horário de entrega do pedido e atribuí-lo ao cadastro do cliente por meio da identificação do telefone. Dessa forma, todos os detalhes específicos da solicitação ficam registrados no sistema, que organiza as etapas de ponta a ponta e gera um relatório com listas de produção para cada dia, com todos pedidos agendados, facilitando o planejamento da operação da cozinha – sem perder nada de vista.
Possibilite o pagamento parcial
Um módulo de encomenda também permite antecipar o recebimento do pagamento, fracionando o valor do pedido. Por exemplo, é possível selecionar a opção de recebimento parcial, como 50% do valor no ato do pedido, e 50% na entrega. Essa prática proporciona benefícios tanto para o estabelecimento, quanto para os consumidores:
• Para o restaurante: o recebimento parcial garante uma maior segurança financeira, reduzindo o risco de cancelamentos e perdas, além de melhorar o fluxo de caixa para cobrir custos iniciais de ingredientes e preparação.
• Para os clientes: essa opção proporciona uma sensação de comprometimento e confiança no serviço, assegurando que seu pedido será priorizado. Além disso, isso pode agilizar o processo de entrega, pois parte do pagamento já foi processada, tornando a experiência geral mais eficiente e satisfatória para ambas as partes.
Aumente o seu faturamento e a satisfação dos seus clientes
Um dos principais benefícios da funcionalidade de gestão de encomendas é a melhoria na experiência do cliente. Com um processo mais ágil e eficiente, os clientes têm suas expectativas atendidas de forma mais rápida e precisa, refletindo em uma maior fidelização e em um boca-a-boca positivo, fundamentais para o crescimento sustentável do negócio.
A gestão eficaz das encomendas contribui, ainda, para o aumento do seu faturamento. Ao reduzir os tempos de espera e os erros na execução dos pedidos, fica mais fácil de atender a uma maior demanda sem comprometer a qualidade do serviço. Isso se traduz em mais vendas, mais clientes satisfeitos e, consequentemente, em um aumento da receita.
Por fim, podemos dizer que a funcionalidade de encomenda de um sistema especializado em food service é um recurso indispensável para os estabelecimentos que oferecem esse tipo de serviço. Ao proporcionar uma gestão eficaz e integrada das encomendas, esse sistema não apenas aumenta a capacidade de atendimento, mas também impulsiona a satisfação dos clientes e o faturamento, fortalecendo a competitividade do negócio no mercado. Além disso, a integração com outros módulos, como o de gestão de estoque e o de finanças, permite uma visão holística do negócio, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
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