Ter uma padaria perto de casa é o desejo da maioria dos brasileiros. Muitas vezes, aquele pão quentinho recém-saído do forno é o protagonista do café da manhã. Não é à toa que o número do segmento de panificadoras segue em uma crescente: um levantamento realizado pelo Sebrae, a partir das informações do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal, apontou um saldo de 53 padarias a mais por dia. Esse valor considera a abertura de 154 novos empreendimentos, ao mesmo tempo em que 101 foram fechados durante 2023. Ao todo, são 295 mil negócios nesse setor, dentro de um total de cerca de 1,6 milhões de empreendimentos ativos no mercado de food service.
Vale ressaltar que a maior parte do setor de panificação é composta por operações mais enxutas: 70% dos estabelecimentos ativos são de Microempreendedores Individuais (MEIs), 25% são microempresas e 3% são empresas de pequeno porte. Menos de 1% se enquadram em outros portes de empresa.
Nesse cenário, para se destacar da concorrência, muitas padarias apostam na diversificação dos serviços e na produção própria. Além da panificação tradicional, há os segmentos de boulangeries (pães elaborados e outros produtos gourmet), confeitaria, cafeteria, restaurante (à la carte e por quilo), pizzaria e até conveniência.
Sejam quais forem os serviços ofertados, é essencial para o sucesso de uma padaria investir em uma operação eficiente para garantir produtos de qualidade e excelência no atendimento ao cliente. Para isso, contar com uma solução que otimize a gestão de ponta a ponta, integre todas as suas formas de venda e permita realizar o todo o controle administrativo do negócio, pode fazer toda a diferença para transformar a sua padaria em um case de sucesso! Saiba mais detalhes a seguir:
Integre todas as suas formas de venda
Operações de padarias podem ser bastante complexas, dependendo da quantidade de serviços ofertados. Por isso, para que seu funcionamento seja eficiente, o ideal é investir em um sistema de gestão completo, que te permita integrar balança, consumo no local, encomenda, dentre outras formas de vendas num único lugar.
A panificação é o serviço principal de uma padaria. Contudo, junto com os pães, são geralmente oferecidos frios, pães doces, pães de queijo e outros tipos de produtos que compõem a vitrine. O modelo de venda normalmente funciona da seguinte maneira: o cliente entra no estabelecimento, solicita no balcão os itens que deseja ao atendente, que pesa a mercadoria para que seja atribuído um valor ao pedido. Nesse momento, contar com um sistema PDV que tenha integração com diversos tipos de balança e que possua o modo de venda rápida permite que o lançamento seja feito por código de barras e por peso do produto. Essa solução faz com que haja diminuição de erros no registro, que poderiam ocorrer em processos manuais, além de promover a agilidade no atendimento.
O lançamento de pedidos também pode ocorrer por meio de comandas. Nesse caso, um bom recurso para padarias é incluir catracas integradas ao sistema de gestão na porta do estabelecimento. Dessa forma, fica mais fácil realizar o controle de entrada e saída dos consumidores e a conferência de comandas, evitando saídas sem pagamento.
Outro serviço que uma padaria pode oferecer é o consumo no local – seja de cafés, lanches ou pratos variados. Independentemente dos produtos do cardápio, o registro de pedidos pode ser feito na mesma comanda que o cliente recebeu na entrada do estabelecimento ou por meio de uma comanda digital. Para agilizar essa etapa da operação, que tal investir no lançamento de pedidos móvel? Nessa modalidade, o atendente pode utilizar o celular ou a maquininha para lançar os pedidos em um aplicativo integrado ao PDV e registrá-los na comanda do cliente. No mesmo momento, a solicitação é recebida na cozinha, que inicia o preparo dos pratos – tudo realizado de forma ágil e automatizada.
Por fim, uma padaria também pode incluir na sua operação o recebimento de pedidos por encomenda ou delivery. Em ambos os casos, um sistema de gestão pode ser o maior aliado do seu negócio, uma vez que ele possibilita realizar uma organização eficaz de todas as etapas, desde o recebimento do pedido, produção e entrega, resultando em um aumento da capacidade de atendimento. Além disso, ele ainda centraliza todos os pedidos, incluindo aqueles vindos de marketplaces, devido à possibilidade de integrações com outras soluções do mercado.
Ofereça um cardápio com produtos variados e de alta qualidade
Além da variedade de serviços, as padarias que oferecem uma maior diversidade de produtos acabam se destacando dentre as concorrentes. Por isso, na hora de montar o cardápio, combine itens clássicos, como pães, frios e bolos, com opções inovadoras e diferenciadas, considerando as demandas do público-alvo. Isso pode atrair mais clientes e garantir um aumento no ticket médio.
Para isso, é essencial garantir não somente a variedade, mas também a consistência na qualidade dos produtos oferecidos, uma vez que um dos principais critérios dos clientes quando frequentam uma padaria é o frescor da mercadoria, a partir do momento em que ela é produzida. Assim, é fundamental ter total controle sobre o estoque e sobre a produção de todos os alimentos e bebidas – principalmente aqueles expostos na vitrine.
Dessa forma, é essencial ter uma equipe totalmente dedicada ao controle de entradas e saída de produtos. E, para otimizar essa operação, um sistema de gestão pode ser um ótimo investimento para o negócio. A solução não apenas integra todos os modelos de venda, como explicado anteriormente, mas também possibilita realizar um rigoroso controle de estoque.
Por meio de cadastro de produtos e fichas técnicas, o sistema realiza a baixa no estoque de forma automatizada, a partir do que foi produzido no dia. Dessa forma, torna-se muito mais fácil visualizar a contagem de produtos e verificar quais deles precisam de reposição. Isso assegura não apenas a disponibilidade de mercadorias, como também evita o desperdício de alimentos, visto que é possível prever o período de consumo de determinados insumos, garantindo que estejam sempre frescos.
Administre seu negócio de onde estiver
Com toda a operação integrada por meio do sistema de gestão, fica mais fácil de ter uma visão geral sobre o negócio para tomar decisões estratégicas. Isso porque a solução conta com uma plataforma de retaguarda, que centraliza todos os dados sobre as vendas, contando com uma grande variedade de relatórios, dashboards intuitivos e personalizáveis, entre outros recursos que permitem a administração completa do empreendimento. E o melhor de tudo: como a plataforma funciona em nuvem, é possível acessá-la de qualquer dispositivo conectado à internet, de onde estiver!
Através da retaguarda é possível realizar toda a gestão financeira de sua padaria, contando com funcionalidades de análise de fluxo de caixa, DRE, controle de recebíveis, cadastro de fornecedores, entre outros. Assim, é possível otimizar a previsibilidade de caixa e melhorar o planejamento financeiro, identificando oportunidades de redução de custos para aumentar a rentabilidade do estabelecimento. Além disso, fica mais fácil oferecer diversas opções de meio de pagamento, para tornar a hora de pagar a conta mais conveniente ao cliente, uma vez que a plataforma facilita conciliação bancária e de cartão.
Outra funcionalidade da plataforma é a integração com módulos fiscais, que realizam um controle apurado das notas fiscais emitidas e recebidas. Dessa forma, as notas são emitidas automaticamente a cada venda e ficam armazenadas no portal de retaguarda, minimizando erros e contribuindo para que a padaria fique em dia com as obrigações do fisco.
Como visto nesse artigo, operar uma padaria requer não apenas paixão pela arte da panificação, mas também um profundo entendimento dos processos operacionais, até a gestão eficiente de recursos e finanças. Um sistema de gestão adequado pode ser um aliado poderoso para gestores de padarias, pois oferece ferramentas e insights que tornam a operação mais eficiente, facilitam a tomada de decisões e impulsionam o sucesso do negócio. Com a integração de recursos como balanças, catracas, módulos de encomenda e venda rápida, é possível otimizar processos, reduzir custos e oferecer uma experiência excepcional aos clientes, garantindo o crescimento sustentável do negócio.
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