O setor de bares e restaurantes está em constante evolução, buscando sempre maneiras de otimizar operações, melhorar o atendimento e aumentar a satisfação dos clientes. Para se destacar da concorrência e fidelizar os clientes, um dos pilares para o sucesso é o atendimento. Entretanto, de acordo com um levantamento da plataforma UP, 35% das empresas classificam como crítico ou insatisfatório o modo como atendem os consumidores, enquanto apenas 14% dizem ser excelente.
Assim, para enfrentar esse desafio, proprietários e gestores de food service têm buscado recursos para reduzir erros e trazer agilidade, melhorando a experiência do cliente. Uma das ferramentas responsável por transformar o atendimento é a plataforma de lançamento de pedidos móvel. Totalmente integrada com o sistema do PDV, essa solução revoluciona operações de bares e restaurantes. A seguir, vamos explorar as vantagens de utilizar essa tecnologia mais a fundo. Venha com a gente!
1. Agilidade no atendimento
Um dos principais benefícios do lançamento de pedidos móvel é a agilidade que ele traz ao atendimento. Com maquininhas Smart POS ou celulares, os garçons podem lançar os pedidos em poucos clientes diretamente no sistema de gestão, que imediatamente os envia para a cozinha. Isso reduz significativamente o tempo de espera dos clientes, que não precisam mais aguardar que os pedidos sejam anotados à mão. Segundo dados da Linx, são ganhos 5 minutos por atendimento de mesa com uma solução móvel.
Além disso, a solução facilita o fechamento da mesa, a conferência e a divisão de contas, principalmente quando o lançamento é realizado através de comanda digital. Se a solução for utilizada na maquininha, o cliente ainda terá a comodidade de realizar o pagamento direto na mesa, sem precisar se direcionar ao caixa.
2. Redução de erros
A plataforma de pedidos móvel minimiza os erros de comunicação que são comuns quando a operação é manual, com pedidos anotados em papel. Informações incorretas ou ilegíveis podem causar frustração tanto para os clientes quanto para a equipe, prejudicando o preparo e o tempo de entrega dos pratos.
Com o lançamento móvel, os pedidos são inseridos de forma clara e precisa, diminuindo as chances de erros e garantindo que as solicitações dos consumidores sejam atendidas corretamente. Dessa forma, isso contribui para uma melhor relação o cliente final, resultando em uma maior fidelização e em um boca a boca positivo.
3. Integração e controle
Por ser integrado ao sistema gestão do restaurante, o lançamento de pedidos móvel possibilita o registro de dados sobre vendas, faturamento, dentre outros, proporcionando a análise de relatórios dentro da plataforma de retaguarda. A partir deles, os gestores e proprietários podem ter uma visão sobre resultados financeiros, controle de estoque e gestão da equipe, monitorando constantemente o desempenho do negócio. Dessa forma, é possível ter um controle mais eficiente dos pedidos e tomar decisões embasadas para melhorar a eficiência e rentabilidade do estabelecimento.
4. Aumento da rotatividade de mesas
Com o atendimento mais ágil e eficiente, os restaurantes conseguem aumentar a rotatividade de mesas. Isso significa que mais clientes podem ser atendidos durante o mesmo período, resultando em um aumento de receita e a redução de possíveis filas.
Para se ter uma ideia, um garçom, em média, consegue atender bem 7 mesas; com a plataforma de lançamento móvel, a capacidade de atendimento dele passa a ser de 15 mesas. Dessa forma, todos saem ganhando: tanto o cliente, com uma experiência melhor e mais ágil, quanto o restaurante, com um crescimento no número de vendas.
5. Sustentabilidade
Por fim, vale destacar que a adoção de soluções de registro de pedidos móveis contribui para a sustentabilidade do negócio. A redução do uso de papel, devido à eliminação dos blocos de comanda físicas tradicionais, é um passo significativo em direção a práticas mais ecológicas. Além disso, o controle mais preciso do estoque por meio do sistema integrado ajuda a minimizar desperdícios, beneficiando o meio ambiente e reduzindo custos operacionais.
Assim, podemos dizer que lançamento de pedidos móvel está, sem dúvida, revolucionando o atendimento em bares e restaurantes. A agilidade, precisão e eficiência proporcionadas por essa solução não só melhoram a experiência do cliente, mas também trazem benefícios significativos para a gestão do estabelecimento. Investir em um sistema de gestão que inclua o lançamento de pedidos móvel é um passo essencial para qualquer bar ou restaurante que deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Se você ainda não adotou essa tecnologia, agora é o momento de considerar sua implementação e aproveitar todas as vantagens que ela oferece para transformar o seu negócio. Com o Menew App, uma solução Linx, você pode revolucionar o atendimento do seu restaurante e vender cada vez mais!