Uma das principais características do mercado varejista é a oscilação de faturamento que acontece durante o ano, dada principalmente por conta das festividades e celebrações que ocorrem em determinadas datas. No cenário brasileiro, dentro da grande variedade de sazonalidades, o feriado mais característico do País é o Carnaval. Com os dias de folia se aproximando, a expectativa para quem trabalha com food service é positiva: uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indica que, em 2024, os estabelecimentos devem faturar até 10% a mais que o ano passado.
Dito isso, não espere o Carnaval passar para iniciar o planejamento de ações para o seu negócio e começar o ano com o pé direito! Confira a seguir 10 estratégias para colocar em prática no seu empreendimento durante os dias de folia e, assim, se destacar para o seu cliente em meio ao setor competitivo de food service brasileiro.
1 - O planejamento é a chave para o sucesso
Antecipar as demandas que surgirão por conta do Carnaval é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio durante esse período. Isso inclui analisar a concorrência (como será explicado abaixo), pré-selecionar uma equipe temporária para possíveis turnos mais longos, providenciar mesas extras e abastecer o estoque, sempre considerando produtos não perecíveis e os prazos de entrega de itens frescos. Para isso, é interessante estabelecer parcerias sólidas com fornecedores, mantendo um relacionamento próximo, negociando descontos especiais e assegurando a qualidade dos ingredientes durante o Carnaval. Em dias de menor movimento, otimize processos para redução de custos e melhoria na experiência do cliente, contribuindo para a retenção do público e aumento do tíquete médio.
2 - De olho na concorrência
No Carnaval, a folia está em todos os lugares. Assim, analisar as ações dos concorrentes permite que você esteja um passo à frente, para se destacar e atrair mais clientes. Lembre-se de que além da baixa de preço, é uma experiência única e personalizada que transmite ao consumidor maior valor agregado no serviço que você entrega, sendo fator decisivo no momento da compra. Para isso, uma boa opção para aproveitar a sazonalidade é investir na temática do Carnaval. Confira nos próximos tópicos!
3 - Aposte em um cardápio temático
Adaptar seu cardápio incluindo novas criações de pratos e bebidas com a temática do Carnaval demonstra ao cliente que seu negócio está alinhado com as últimas tendências do mercado. Isso traz personalidade para sua marca, gerando proximidade com o consumidor final, algo que influencia no momento da decisão de compra. Bons exemplos de adaptações envolvem bebidas coloridas, nomes dos pratos com a temática carnavalesca e por aí vai. Deixe sua criatividade fluir!
4 - Decoração Carnavalesca
A temática também pode ir além do menu: que tal incluir itens decorativos no seu estabelecimento para criar uma atmosfera festiva? Cores vibrantes, máscaras, serpentinas e outros elementos que remetam à folia do Carnaval, criando um ambiente acolhedor para os clientes que estão em ritmo de celebração e alegria durante o período.
5 - Dê o play nos sucessos de Carnaval
E para tornar a experiência completa, explore os cinco sentidos do consumidor oferecendo música ambiente, que pode ser tanto uma playlist com os maiores sucessos do Carnaval, quanto um som ao vivo. Essa ação pode atrair clientes que procuram um clima mais animado durante os dias de folia. Seja o destino preferido para quem deseja prolongar a festa após os desfiles e blocos.
6 - Delivery e promoções online
Para que a experiência carnavalesca do seu negócio se estenda para quem utiliza o serviço de delivery, pense em ofertas especiais, embalagens temáticas e mensagens para alegrar ainda mais quem está em casa. Para isso, garanta que sua operação de delivery esteja bem estruturada, seja por meio de marketplaces ou de uma plataforma própria. Investir em um sistema de gestão que reúna em uma única tela todos os aplicativos de delivery pode ser uma boa alternativa para controlar a operação do seu negócio durante o Carnaval (e o ano inteiro!).
7 - Fidelização personalizada
Aproveite a data para criar campanhas de fidelidade e promoções exclusivas para o período, incentivando a recompra e garantindo que seu estabelecimento não seja apenas um amor de Carnaval. Invista em plataformas digitais para gerenciamento de campanhas promocionais e programas de fidelidade integrados ao seu ponto de venda, oferecendo recompensas criativas, combos festivos ou happy hours estendidos.
8 - Marketing nas Redes Sociais
Promova suas ofertas especiais, programas de fidelidades e ambientação carnavalesca nas suas redes sociais, para alcançar mais pessoas e gerar engajamento na sua base de seguidores e clientes. A presença nas redes sociais pode promover a atração de clientes tanto no ponto de venda físico, quanto no digital, com soluções de delivery e atendimento via WhatsApp.
9 - Ofereça condições de pagamento flexíveis
Não permita que questões financeiras afastem seus clientes durante o Carnaval. Ofereça diversas opções de pagamento, como Pix, vouchers, carteiras digitais e cartões de crédito e débito. Facilite o processo de pagamento para garantir uma experiência mais agradável. A adaptação às preferências dos clientes quanto a métodos de pagamento é crucial, especialmente em um período festivo como o Carnaval. E para garantir o controle sobre todos os recebíveis na ponta do lápis, aposte em um sistema de gestão para food service que concilie todas as opções de pagamento.
10 - Inove no seu atendimento
Otimize o atendimento do seu negócio a partir de soluções multicanal. Não importa o tamanho do seu empreendimento, mostre-se antenado às tendências do mercado varejista oferecendo diversas formas de receber pedidos, como lançamentos móveis, totens de autoatendimento, cardápios digitais em tablets ou celular. Dessa forma, a operação do seu estabelecimento será automatizada, contribuindo tanto para a gestão interna, como para o encantamento de seus clientes.
Ao combinar várias dessas estratégias, você pode criar um ambiente atrativo e aumentar o faturamento do seu restaurante durante o período do Carnaval. Lembre-se de adaptar as estratégias conforme as características específicas do seu estabelecimento e do público-alvo.