As pizzarias são as queridinhas do público, seja para comemorações, um bom rodízio ou aquele jantar prático para quebrar a semana. Não é à toa que os brasileiros são os maiores consumidores de pizza do mundo! Cerca de 1 milhão de unidades são consumidas diariamente no Brasil. E, acompanhando esse número recordista, a quantidade de estabelecimentos do segmento cresceu 933%, passando de 12 mil para 112 mil, nos últimos 14 anos. Ou seja, a cada ano surgem, em média, 7 mil novas pizzarias em todo território nacional.
Mas diante de tamanha procura e do número esmagador de novos negócios, como se destacar? E mais, como garantir um funcionamento sem dores de cabeça e com uma gestão eficiente de pedidos? As respostas para essas e outras perguntas estão aliadas à tecnologia. Confira neste artigo, as soluções mais recomendadas para gerenciar sua pizzaria e esteja preparado para adotar automações e estratégias mais eficazes.
De olho no atendimento
As possibilidades de operação para uma pizzaria são muitas, por isso, o atendimento precisa ser adequado às demandas e particularidades do segmento. Afinal, você quer causar uma boa impressão para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, certo?
Aposte em um sistema com
modos de lançamento que facilitem a vida do garçom ou atendente. Nada de complicações na hora de pedir “meia muçarela, meia calabresa”! No
Linx Menew, por exemplo, você cadastra os sabores como se fossem produtos; os nomes são exibidos na tela e, em poucos cliques, são registrados. Não importa quantos sabores ou fatias, o sistema divide a pizza proporcionalmente.
Outra ótima função é a venda por etapas, conhecida também como venda orientada ou lançamento guiado, que consiste em dividir o pedido em etapas, acrescentando os “elementos” da pizza conforme o gosto do cliente (massa, borda, sabor, bebida etc.).
Para uma rotina de
rodízio, funciona da mesma forma: cadastra como produto, com o
valor fixo, e contabiliza a quantidade de pessoas naquela mesa. As
comandas digitais também são uma boa pedida! Elas possibilitam que o
cliente consuma individualmente tudo o que deseja para somente no final pagar a conta.
Se o foco for
atendimento mesa, tudo fica ainda mais rápido e sem erros
realizando lançamento via dispositivos móveis, na mão do garçom, sem precisar de deslocamento pelo salão. O
pagamento é mais prático e cômodo para o cliente, sem filas e longas esperas. Também pode ser interessante implementar o uso de cardápio digital via QR Code, pois ao invés de ficar com o braço levantado esperando o atendente vir à mesa, ele mesmo pode realizar seus pedidos quando desejar.
Facilite a hora do pagamento
O uso de diferentes formas de pagamentos dá ao Food Service a oportunidade de transformar o momento de checkout, deixando tudo mais ágil e prático, aumentando a possibilidade de criação de boas experiências, coleta de dados e fidelização dos consumidores. Por isso, você precisa adaptar o seu negócio! Aceite pagamentos via cartões de crédito, débito, dinheiro, Pix, QR Code, aproximação e até mesmo biometria, pois isso deixa o cliente mais confortável para consumir no seu estabelecimento e abre um leque de possibilidades.
A Linx conta com uma série de soluções de pagamento que integram todas essas modalidades, conciliando automaticamente os recebíveis, fazendo com que a experiência do cliente seja incrível e a sua gestão facilitada.
Apostar no Delivery não tem erro!
O delivery não para de crescer e as pizzarias têm uma fatia muito relevante desse mercado. De acordo com um estudo recente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as pizzarias são o segundo tipo de estabelecimento mais procurado pelos consumidores de delivery, ficando atrás apenas dos fast-foods.
Outra pesquisa, realizada pela plataforma de delivery iFood, revelou que no primeiro semestre de 2022, foram realizados cinco pedidos de pizzas a cada segundo. Ao todo, mais de 41 milhões de pizzas foram solicitadas pelo aplicativo da empresa em todo o Brasil.
Tudo isso faz do mercado de pizzarias muito promissor no delivery. No entanto, há um grande ponto de atenção que pode influenciar negativamente na rentabilidade do negócio: as altas taxas cobradas pelos marketplaces, podendo chegar a 30% de cada pedido. A boa notícia é que há alternativa para contornar isso.
Os marketplaces são essenciais para trazer novos consumidores, por isso você não deve deixar de colocar seu negócio nessas plataformas. Mas também é indicado ter uma plataforma de delivery própria. Com site, aplicativo e chatbot em mídias sociais e WhatsApp, você consegue, aos poucos, migrar os clientes do marketplace para o seu próprio ambiente, melhorando o relacionamento com eles e reduzindo custos.
Além de pensar em como receber seus pedidos, é fundamental que você se atente para a
qualidade do serviço de entregas, já que os consumidores nessa etapa valorizam agilidade, pedido entregue sem erros e a pizza inteira, sem bagunça! Sendo assim, ter uma logística bem estruturada também definirá seu sucesso.
E como
administrar toda essa jornada de pedidos, do recebimento até a entrega?
Com integração!
O processo é simples e bastante eficiente: os usuários dos apps solicitam os pedidos e eles “caem” diretamente no PDV. O aceite é automático, assim como o envio para a cozinha. A partir daí, é possível gerenciar todos as plataformas de delivery em uma única tela. Após a produção, os produtos ficam disponíveis para o motoboy levar ao cliente. O Linx Menew resolve tudo, com um processo de produção mais organizado e, consequentemente, uma maior rapidez na entrega.
Os desafios da precificação
Calcular o valor de uma pizza pode ser mesmo uma tarefa desafiadora, principalmente quando são ofertados vários sabores na mesma unidade. Mas, como dissemos no início desse artigo, a tecnologia é sua aliada! No Linx Menew,
existem várias possibilidades e você é quem determina a melhor forma. Ao registrar o cálculo escolhido na
retaguarda, a precificação é automática no ato do pedido. Você pode optar por:
• Média do preço dos sabores
• Preço fixo, independente dos sabores escolhidos
• Prevalecer o preço da mais cara
• Média dos dois sabores mais caros
Dessa forma, você evita erros e preços injustos ou abusivos na sua pizzaria.
Não esqueça da retaguarda
A atenção demandada para organizar e fiscalizar tantos detalhes é grande. Um sistema de gestão permite acompanhar, em tempo real, as vendas, o ticket médio da sua pizzaria e analisar outros indicadores é essencial. Além de
integrar módulos fiscais, fazer o controle de estoque e gerenciar as movimentações financeiras.
Gerenciar o fluxo de caixa é uma atividade diária. O desperdício costuma ser um problema em pizzarias e restaurantes quando não há padronização de operações e receitas. Com
fichas técnicas padronizadas, é possível fazer uma projeção da quantidade de cada insumo, considerando que as porções sejam iguais. Desse modo, poderão ser planejadas as compras e reposições de acordo com a demanda,
permitindo melhores negociações e evitando desperdícios.
Do ponto de vista financeiro, saber como está o faturamento e acompanhar todos os seus custos é primordial para aumentar a lucratividade. Contabilizar todas as contas a pagar e a receber, dentro dos meses de seu vencimento, permite antecipar a necessidade de contingências e fazer ajustes, bem como projetar despesas com o décimo terceiro e as férias de funcionários, demissões ou manutenções.
Um dos erros mais comuns entre empreendedores é misturar as contas pessoais com a da empresa. Quando o pró-labore não cobre as próprias despesas, recorrem ao caixa do negócio. Porém, retiradas não planejadas devem ser evitadas. E mais: cuidado com o leão! Para se preservar de problemas com o fisco, é necessário ter um controle apurado das notas fiscais emitidas e recebidas.
Como você pôde perceber nesse artigo, gerir uma pizzaria é uma atividade complexa, mas quem tem um sistema com todas essas vantagens está à frente de muitos concorrentes.
Quer saber como o Linx Menew pode ajudar a decolar as vendas da sua pizzaria? Fale com um especialista e seja um case de sucesso!